Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Efeitos do posicionamento e quantidade de prática mental na aprendizagem do arremesso do dardo de salão

2012; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1980-65742012000200007

ISSN

1980-6574

Autores

Thábata Viviane Brandão Gomes, Herbert Ugrinowitsch, Robledo Rodrigues Coelho, Nádia Fernanda Schmitt Marinho, Fabiano de Souza Fonseca, Rodolfo Novellino Benda,

Tópico(s)

Hearing Impairment and Communication

Resumo

A prática mental parece contribuir no processo de aprendizagem motora, mas ainda não estão claros os efeitos do posicionamento e da quantidade de prática mental em relação à prática física, sendo este o objetivo do presente estudo. Setenta e dois universitários de ambos os sexos e novatos na tarefa foram distribuídos em seis grupos de prática combinada (física e mental) para a aprendizagem do arremesso do dardo de salão. Na fase de aquisição, os sujeitos realizaram 50 tentativas de prática física e 18, 90 ou 180 tentativas de prática mental (conforme cada grupo) antes ou após a prática física. Dez minutos após a fase de aquisição foram realizados os testes de retenção e transferência. Não foi observada diferença significante entre os grupos nos testes. Os resultados indicaram que a quantidade e o posicionamento da prática mental não influenciaram a aprendizagem do arremesso do dardo de salão.

Referência(s)