
ESPINOSA, ALEGRIA E CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/rpp.v17i1.21409
ISSN1980-6183
AutoresConrado Augusto Gândara Federici, Marina Souza Lobo Guzzo, Odilon José Roble, Vinícius Demarchi Silva Terra,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEstas são reflexões acerca da alegria como forma de conhecimento intelectual e teórico que compõe o amplo campo da educação física, como pressuposto fundamental do sujeito ao lançar-se à ação corporal e suas repercussões na ainda mais complexa área da saúde. O objetivo do texto é de ser introdutório à ideia de alegria expressa no pensamento do filósofo seiscentista Espinosa, como disparador de ressonâncias entre educação física e saúde. Foi realizada uma análise da obra Ética, amparada por pensadores da filosofia e da educação física. Chegou-se à infância como o modelo vivo das ideias de Espinosa, em que o entusiasmo da criação do mundo e da vida entra em acorde ressonante com a construção de uma forma de saúde, do corpo e sua educação, em maior liberdade e autonomia.
Referência(s)