Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ESPINOSA, ALEGRIA E CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/rpp.v17i1.21409

ISSN

1980-6183

Autores

Conrado Augusto Gândara Federici, Marina Souza Lobo Guzzo, Odilon José Roble, Vinícius Demarchi Silva Terra,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Estas são reflexões acerca da alegria como forma de conhecimento intelectual e teórico que compõe o amplo campo da educação física, como pressuposto fundamental do sujeito ao lançar-se à ação corporal e suas repercussões na ainda mais complexa área da saúde. O objetivo do texto é de ser introdutório à ideia de alegria expressa no pensamento do filósofo seiscentista Espinosa, como disparador de ressonâncias entre educação física e saúde. Foi realizada uma análise da obra Ética, amparada por pensadores da filosofia e da educação física. Chegou-se à infância como o modelo vivo das ideias de Espinosa, em que o entusiasmo da criação do mundo e da vida entra em acorde ressonante com a construção de uma forma de saúde, do corpo e sua educação, em maior liberdade e autonomia.

Referência(s)
Altmetric
PlumX