Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O design, a arte e o artesanato deslocando o centro

2007; Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; Volume: 5; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1679-39512007000400008

ISSN

1679-3951

Autores

A. Mazza, Ana Sílvia Rocha Ipiranga, Ana Augusta Ferreira de Freitas,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Partindo da idéia de que os objetos do cotidiano comunicam algo sobre elementos da cultura, dos benefícios, da funcionalidade e do valor do produto, sendo o design uma forma expressiva assimilável à arte, este trabalho tem por objetivo apresentar exemplos de aplicação do repertório semântico do artesanato folclórico brasileiro enquanto forma de construção de identidades para os produtos nacionais. Para tanto foi utilizado como enfoque metodológico a abordagem visual, através da observação e leitura de imagens fotográficas. Observou-se que no desenvolvimento dos produtos há uma preocupação em manter características originais do produto artesanal, como materiais, processo de fabricação manual e técnica. Desta forma, grande parte do design e produtos analisados não visa à comercialização em larga escala, gerando, contudo, significados e propondo inovações. Estas leituras do produto artesanal foram mescladas a uma nova releitura da forma ou do uso onde foram reforçados os aspectos estético, simbólico e artístico ao interpretar e veicular o repertório semântico do artesanato folclórico brasileiro, enquanto construção de identidade, estilo de vida, expressão de valores e cultura.

Referência(s)