Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Status sociométrico e avaliação de características comportamentais: um estudo de competência social em pré-escolares

2001; Springer Science+Business Media; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722001000100010

ISSN

1678-7153

Autores

Maria de Lima Salum e Morais, Emma Otta, Cristiana Tieppo Scala,

Tópico(s)

Child Development and Digital Technology

Resumo

Neste estudo, investigaram-se correlatos entre escolhas sociométricas positivas e negativas e atribuição de características comportamentais por parte de companheiros de uma classe de pré-escola. Testou-se a adequação de um instrumento elaborado com essa finalidade para a aplicação em crianças de cinco anos de idade, empregando-se figuras ilustrativas com os propósitos de facilitar a compreensão da tarefa e de motivar os participantes a se manterem interessados durante a prova. As características comportamentais pesquisadas foram, na esfera social: aceitação/isolamento social, participação/não-participação nas atividades, dependência/independência da professora e dominância/ submissão; e na esfera afetiva, tristeza/alegria e medo/coragem. O instrumento mostrou-se adequado para avaliação desses atributos em pré-escolares. Verificou-se que as crianças foram capazes de discriminar a maior parte das características dos colegas, associando escolhas positivas a atributos social e afetivamente positivos. Foram constatadas diferenças de gênero: os meninos foram mais avaliados por características sociais e as meninas por atributos afetivos.

Referência(s)