CONTA-ME AGORA!: AS NARRATIVAS COMO ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS NA PESQUISA E NO ENSINO
1997; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/rfe.v23i1-2.59596
ISSN1806-9274
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoTrata-se de uma reflexao sobre as narrativas como instrumental educativo, tanto na pesquisa como no ensino . Recupera-se o sentido das narrativas e parte-se do pressuposto de que, trabalhar com elas na pesquisa e/ou no ensino e partir para construcao/desconstrucao das experiencias do professor. Defende-se a ideia que as narrativas provocam mudancas na forma como as pessoas compreendem a si proprias e aos outros e, por este motivo, sao, tambem importantes estrategias formadoras de consciencia numa perspectiva emancipadora. Explora-se a dupla vertente de possibilidades no campo: a investigacao da narrativa usada no ensino e na pesquisa que usa a narrativa.
Referência(s)