
Novos letramentos: perspectivas atuais para o ensino de inglês como língua estrangeira1
2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5433/2237-4876.2014v17n1p102
ISSN2237-4876
AutoresAndréa Machado de Almeida Mattos,
Tópico(s)French Language Learning Methods
ResumoOs novos letramentos abarcam uma noção de linguagem como prática social (BRANDT; CLINTON, 2002) e a compreensão de que é necessário proporcionar o desenvolvimento do senso crítico dos cidadãos/ alunos (BRASIL, 2006), objetivando a mudança social. Este texto tem por objetivo introduzir as teorias de Novos Letramentos (STREET, 1984; LANKSHEAR; KNOBEL, 2003; BAYNHAM; PRINSLOO, 2009) e sua relevância para pesquisas no campo do ensino de inglês como língua estrangeira e da formação do professor. Para tanto, apresenta e discute um grupo de teorias recentes que servem de fundamentação teórica para uma possível mudança epistemológica no ensino de inglês como língua estrangeira, principalmente em contextos de escola pública. Palavras-chave: Novos letramentos. Ensino de inglês como língua estrangeira. Formação de professores.
Referência(s)