Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sincronismo entre clientes e fornecedores

2005; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 45; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0034-75902005000400004

ISSN

2178-938X

Autores

Manuel Fernandes Silva Souza, Roberto Giro Moori, Reynaldo Cavalheiro Marcondes,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este artigo trata da identificação da sincronia entre as expectativas das empresas clientes e as práticas de gerenciamento logístico de seus fornecedores, conforme o enfoque da gestão da cadeia de suprimentos. A pesquisa, de natureza exploratória, utilizou dados coletados por meio de questionários enviados aos executivos das empresas ligadas à Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). O levantamento foi dividido em duas fases. Na primeira, trabalhou-se com uma amostra de 38 empresas clientes, e na segunda, com uma amostra de 51 empresas fornecedoras. Para tratamento dos dados, foram aplicadas técnicas estatísticas multivariadas, tendo o resultado evidenciado a existência do sincronismo para os fatores qualidade e confiabilidade entre as empresas clientes e seus fornecedores, dentro dos limites dessas amostras.

Referência(s)