
Sincronismo entre clientes e fornecedores
2005; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 45; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0034-75902005000400004
ISSN2178-938X
AutoresManuel Fernandes Silva Souza, Roberto Giro Moori, Reynaldo Cavalheiro Marcondes,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste artigo trata da identificação da sincronia entre as expectativas das empresas clientes e as práticas de gerenciamento logístico de seus fornecedores, conforme o enfoque da gestão da cadeia de suprimentos. A pesquisa, de natureza exploratória, utilizou dados coletados por meio de questionários enviados aos executivos das empresas ligadas à Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). O levantamento foi dividido em duas fases. Na primeira, trabalhou-se com uma amostra de 38 empresas clientes, e na segunda, com uma amostra de 51 empresas fornecedoras. Para tratamento dos dados, foram aplicadas técnicas estatísticas multivariadas, tendo o resultado evidenciado a existência do sincronismo para os fatores qualidade e confiabilidade entre as empresas clientes e seus fornecedores, dentro dos limites dessas amostras.
Referência(s)