Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Análise da estrutura organizacional e conceitual da educação especial brasileira (2008-2013)

2014; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial; Volume: 20; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1413-65382014000400003

ISSN

1980-5470

Autores

Franco Ezequiel Harlos, Fátima Elisabeth Denari, Rosimeire Maria Orlando,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Nesta pesquisa objetivou-se desvelar e analisar a estrutura organizacional e conceitual da Educação Especial brasileira, configurada nos documentos que orientam as políticas públicas relacionadas com esta modalidade de ensino e que foram publicados entre janeiro de 2008 e abril de 2013. Empregando-se pesquisa documental e análise categorial, efetuou-se a compilação e análise de trinta documentos apresentados no portal do Ministério de Educação como orientadores da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A análise da estrutura organizacional e conceitual da Educação Especial revelou a perpetuação de tradicionais contradições dos discursos associados com esta modalidade de ensino.

Referência(s)