
Análise da estrutura organizacional e conceitual da educação especial brasileira (2008-2013)
2014; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial; Volume: 20; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s1413-65382014000400003
ISSN1980-5470
AutoresFranco Ezequiel Harlos, Fátima Elisabeth Denari, Rosimeire Maria Orlando,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoNesta pesquisa objetivou-se desvelar e analisar a estrutura organizacional e conceitual da Educação Especial brasileira, configurada nos documentos que orientam as políticas públicas relacionadas com esta modalidade de ensino e que foram publicados entre janeiro de 2008 e abril de 2013. Empregando-se pesquisa documental e análise categorial, efetuou-se a compilação e análise de trinta documentos apresentados no portal do Ministério de Educação como orientadores da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A análise da estrutura organizacional e conceitual da Educação Especial revelou a perpetuação de tradicionais contradições dos discursos associados com esta modalidade de ensino.
Referência(s)