Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A formação na sociedade do espetáculo: gênese e atualidade do conceito

2003; National Association of Postgraduate Research in Education; Issue: 22 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782003000100011

ISSN

1809-449X

Autores

Maria Luiza Belloni,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Revisita as propostas de Guy Debord e seus companheiros da Internacional Situacionista, buscando pôr em evidência o caráter revolucionário do conceito de espetáculo, de uso crítico e radicalmente criativo e das ferramentas mais importantes do espetáculo, as mídias, pois são elas que produzem a imagem dele. O trabalho pretende contextualizar o surgimento da contribuição teórica mais notável de Guy Debord, o conceito de espetáculo como relação social e de sociedade do espetáculo, cuja atualidade é incontestável, pois, recuperado pelas mídias tão criticadas por Debord, o conceito passou para o uso comum, o que demonstra o sucesso da idéia: a sociedade foi se tornando de tal modo espetacular que o conceito de espetáculo foi se impondo como uma evidência para a compreensão das sociedades contemporâneas.

Referência(s)