Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Perspectivas em avaliação psicológica

2010; Universidade de São Francisco; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1413-82712010000300014

ISSN

2175-3563

Autores

Lariana Paula Pinto,

Tópico(s)

Psychological Testing and Assessment

Resumo

A1 area da avaliacao psicologica vem apresentando crescimento nos ultimos anos, ampliando seus contextos e aplicacoes, alem de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas que acabam por fortalecer a psicologia. A partir disso, Acacia Aparecida Angeli dos Santos, Fermino Fernandes Sisto, Evely Boruchovitchi e Elizabeth do Nascimento organizaram este livro, no qual apresentam um panorama das tematicas e tendencias atualmente investigadas na area de avaliacao psicologica. A obra esta organizada em treze capitulos, elaborados por especialistas na area, provenientes de diversas regioes do pais. O primeiro capitulo, sob autoria de Irai Cristina Boccato Alves, Patricia Waltz Schelini, Elizabeth do Nascimento e Simone Ferreira da Silva Domingues, enfatiza a avaliacao cognitiva infantil, fazendo um levantamento e uma descricao dos testes psicologicos voltados para esse fim. Sao apresentados os doze instrumentos aprovados para a utilizacao na avaliacao intelectual infantil. As autoras, ao final, chamam a atencao para a predominância de testes construidos em outros paises e adaptados para a realidade brasileira, bem como a escassez de instrumentos que avaliem criancas com idades inferiores a cinco anos e a limitacao da representatividade da amostra, visto que a maioria das pesquisas realizadas concentram-se nos estados de Sao Paulo e Rio Grande do Sul. O objetivo de Makilim Nunes Baptista, Fermino Fernandes Sisto, Ana Paula Noronha e Irani Argimon, no segundo capitulo, foi apresentar as contribuicoes da avaliacao psicologica para o diagnostico da depressao, que, por sua vez, vem sendo considerada como um dos transtornos de humor de maior prevalencia na populacao mundial. Os autores destacam que quanto mais pesquisas forem desenvolvidas nessa tematica, maiores sao as chances de se construir um instrumento que represente melhor as caracteristicas desse transtorno, fortalecendo a precisao de seu diagnostico. No terceiro capitulo, as autoras Eliane Ferreira Carvalho Banhato e Elizabeth do Nascimento objetivaram apresentar instrumentos utilizados na avaliacao cognitiva de idosos, ressaltando que para melhor compreender esta etapa do desenvolvimento, faz-se necessario investigar as funcoes cognitivas, a fim de distinguir os aspectos benignos e os patologicos da

Referência(s)