
A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica
2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0103-73072012000300008
ISSN1980-6248
AutoresMarina Tarnowski Fasanello, Marcelo Firpo de Souza Porto,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoEste artigo tem por objetivo discutir a relevância da arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte e expressão enquanto prática pedagógica desencadeadora de processos criativos e de autoconhecimento no âmbito da educação básica. O artigo está organizado em duas partes: a primeira aborda as bases conceituais da arte-educação e da arte de contar histórias; e a segunda relata experiências profissionais de um dos autores, desenvolvidas entre 1998 e 2006, no âmbito da chamada "Oficina Escola de Arte Granada", envolvendo atividades complementares à escola com alunos e professores de escolas públicas no município de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Tais experiências reforçam a importância de buscar alternativas pedagógicas para o desenvolvimento de escolas criativas e transformadoras da realidade, que estimulem alunos mais autônomos e futuros cidadãos.
Referência(s)