
Depressão e Antidepressivos: temas geradores para discussão de conceitos químicos no nível médio de ensino
2014; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português
10.3895/s1982-873x2013000300004
ISSN1982-873X
AutoresDanielle Silva Lima, Kathynne Carvalho Freitas, Ricardo Alexandre Figueiredo de Matos, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, Wesley Fernandes Vaz,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEsse trabalho tem a proposta inicial de inserir a contextualização no ensino de Química, como uma forma de favorecer o processo de ensino aprendizagem por meio de um tema gerador. Nesse enfoque o tema escolhido foi a “Depressão”, de linguagem bem atual e relevante na sociedade. A ideia é explorar conceitos relacionados aos números atômicos, massa molecular, além de fórmulas moleculares e estruturais. A coleta de dados foi obtida por meio de vídeo, questionário e da observação participante registrada em diário de campo, optou-se pela utilização da análise de conteúdo de Bardin (2000) para entender e discutir os dados obtidos. Os resultados mostraram que os alunos desenvolveram uma melhor compreensão de conceitos como estrutura molecular, determinação de massa molecular, formação de íons em compostos e a associação destes conceitos e da química de uma forma geral com áreas como saúde, farmacologia e questões sociais.
Referência(s)