Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO SERIDÓ POTIGUAR

2007; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 2; Linguagem: Português

10.15628/holos.2006.97

ISSN

1807-1600

Autores

Adriana Claudia Câmara da Silva, Afonso Frazão Barbosa Júnior, Ana Luiza Cerqueira Lopes, Leci Martins Menezes Reis, Valdenildo Pedro da Silva,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este trabalho é um relato de uma experiência do curso de atualização em educação ambiental e geografia do semi-árido para educadores da rede de ensino público dos municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas e São José do Seridó, situados na região semi-árida do estado do Rio Grande do Norte. Essa problemática veio à tona por ocasião da pesquisa que fora realizada nas cidades do semi-árido norte-riograndense durante o ano de 2005 e recebeu o título de Educação Ambiental – o estudo do semi-árido na educação básica do Estado do Rio Grande do Norte. A preocupação esteve centrada basicamente na ausência da discussão da semi-aridez e da desertificação no contexto do ensino e na realidade da população sertaneja. Em face disso estruturou-se um curso de formação continuada tendo como finalidade atualizar as temáticas de educação ambiental e da geografia do semi-árido no contexto da sala de aula da educação básica, a partir da aplicação de conteúdos e de metodologias dinamizadoras. A metodologia teórico-prática do curso ancorou-se no movimento “ação-reflexão-ação”: a partir da análise da prática cotidiana dos alunos-professores pautada pela reflexão teórica para emergir uma nova prática nos processos de ensino e aprendizagem desses alunos. Nos encontros foram realizadas as oficinas em todos os módulos. Módulo I: Ética, Cidadania e Meio Ambiente; Módulo II: Biodiversidade da Caatinga; Módulo III: Desertificação e qualidade de vida; Módulo IV: Saneamento básico e ambiental; Módulo V: Métodos e Técnicas do Trabalho Científico; Módulo VI: Elaboração de Projeto interdisciplinar; Módulo VII: Seminário Integrador. Os processos de ensino, fundamentados pela dinâmica de grupo, foram orientados pelos princípios de uma nova concepção de Educação Ambiental (baseada em eixos temáticos) na qual o ser humano é responsável pela construção individual e social de sua existência. Como resultado os Eixos Temáticos dos projetos elaborados pelos profesores-alunos foram: Ética, Cidadania e Meio Ambiente. Biodiversidade: a Caatinga, Fundamentos da Educação Ambiental, Técnicas de Educação Ambiental, Projetos e atividades em Educação Ambiental, A Geografia do Semi-Árido, A Educação Ambiental como tema transversal, Impactos Ambientais e Legislação Ambiental,Desertificação e Qualidade de Vida, Desenvolvimento Sustentável,Gerenciamento de Resíduos Saúde e Meio Ambiente Domiciliar, Saneamento Básico e Ambiental, Educação Ambiental e Materiais Didáticos, Métodos e Técnicas do Trabalho Científico.Todos foram desenvolvidos nas oficinas módulos experiências de imersão no contexto da sala de aula tem contribuído para aprimorar e dinamizar a prática docente e tornar a temática da desertificação um conteúdo interdisciplinar cotidiano nos ensinos fundamental e médio básico das escolas locais. PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental, Geografia e Desertificação.

Referência(s)