Artigo Acesso aberto

O "descobrimento" no pensamento cinematográfico brasileiro: diálogos possíveis quanto à identidade nacional

2010; Centro de Estudos de Cultura Contemporânea, CEDEC; Issue: 81 Linguagem: Português

10.1590/s0102-64452010000300004

ISSN

1807-0175

Autores

Alexandro Dantas Trindade,

Tópico(s)

Sociology and Education in Brazil

Resumo

O texto pretende analisar uma produção fílmica de Humberto Mauro, O descobrimento do Brasil (1937), tendo como contraponto o filme de Nelson Pereira dos Santos, Como era gostoso meu francês (1970). Ambos tratam, de formas diversas e mesmo opostas, um aspecto emblemático da narrativa sobre a formação nacional: o "descobrimento" do Brasil e 253 os primeiros contatos entre colonizador e colonizado. Busco entender como tais obras dialogam com outras referências documentais, pictóricas e imagéticas para produzir seus respectivos discursos e representações sobre o que consideram a "verdadeira" identidade nacional.

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