Artigo Acesso aberto

Proposta de um Modelo de Mensuração da Satisfação do Consumidor de Festas e Baladas

2014; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5585/remark.v13i1.2510

ISSN

2177-5184

Autores

Karlan Müller Muniz, Wesley Vieira da Silva, Eliane Cristine Francisco Maffezzolli,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A satisfao um construto bastante explorado na rea de marketing e comportamento do consumidor, tendo sido explorado em inmeros contextos pases e segmentos de negcio, onde se procura mapear os atributos mais relevantes na anlise do consumidor em relao a um determinado produto ou servio. Este estudo procurou identificar e propor uma escala para medir a satisfao do consumidor em relao s festas e baladas, mercado que apresenta forte crescimento e profissionalizao no atual momento e que no foi explorado academicamente. O mtodo para consolidao de uma escala seguiu procedimentos sugeridos pela literatura, incluindo uma anlise exploratria qualitativa para delinear o contexto e objeto em questo e gerar os itens pertinentes satisfao do consumidor no segmento, o uso de tcnicas de anlise fatorial exploratria para refinamento de um modelo e de tcnica de anlise fatorial confirmatria para teste e depurao do modelo. O modelo final proposto de segunda ordem com ndices adequados e fatores interpretveis e composto por seis dimenses, sendo eles, perfil da festa, agilidade do servio, banheiros, companhia, preo cobrado e conforto. Por fim, so discutidos os aspectos resultantes da avaliao do consumidor quanto satisfao em relao a um servio como o de festas e baladas, e so sugeridos avanos na pesquisa em questo para consolidao da escala.DOI: 10.5585/remark.v13i1.2510

Referência(s)