
A CEPAL ainda é uma escola do pensamento?
2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1415-98482011000100004
ISSN1980-5527
AutoresNiemeyer Almeida Filho, Vanessa Petrelli Corrêa,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoO artigo discute se a CEPAL ainda se constitui como uma Escola do Pensamento, status que lhe foi conferido por diversos livros especializados na discussão das Teorias do Desenvolvimento. A tese sustentada no artigo é a de que esta condição de Escola do Pensamento foi muito específica de uma situação de funcionamento da agência nos seus primeiros anos de existência, no contexto de um debate sobre que políticas de desenvolvimento deveriam ser implementadas para que países subdesenvolvidos pudessem almejar o desenvolvimento. O artigo procura estabelecer uma diferenciação entre esta condição dos primeiros anos e a atual, mostrando que agora a agência tem uma atuação compatível com a sua natureza de órgão multilateral pertencente ao esquema institucional das Nações Unidas.
Referência(s)