Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A CEPAL ainda é uma escola do pensamento?

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1415-98482011000100004

ISSN

1980-5527

Autores

Niemeyer Almeida Filho, Vanessa Petrelli Corrêa,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

O artigo discute se a CEPAL ainda se constitui como uma Escola do Pensamento, status que lhe foi conferido por diversos livros especializados na discussão das Teorias do Desenvolvimento. A tese sustentada no artigo é a de que esta condição de Escola do Pensamento foi muito específica de uma situação de funcionamento da agência nos seus primeiros anos de existência, no contexto de um debate sobre que políticas de desenvolvimento deveriam ser implementadas para que países subdesenvolvidos pudessem almejar o desenvolvimento. O artigo procura estabelecer uma diferenciação entre esta condição dos primeiros anos e a atual, mostrando que agora a agência tem uma atuação compatível com a sua natureza de órgão multilateral pertencente ao esquema institucional das Nações Unidas.

Referência(s)