FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS NA SALA DE AULA: MINIMIZANDO O DESCOMPASSO ENTRE CONHECIMENTO ACADÊMICO E REALIDADE
2007; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5335/ree.v26i1.230
ISSN2236-0158
AutoresViviana Cocco Mariani, Emerson Martim,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoAs aulas praticas de laboratorio computacional tem como caracteristica principal a participacao efetiva dos alunos, o que se reflete no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, deve-se ter cuidado para que nas aulas de laboratorio computacional os alunos nao tenham a simples incumbencia de averiguar a parte teorica, mas, sim, que participem ativamente, construindo novas conjecturas e explorando a criatividade no entendimento fisico e na resolucao de problemas aplicados. Com este objetivo, o presente trabalho visa relatar as experiencias vivenciadas pelos autores na integracao de aulas teoricas e praticas. Em especial, descreve-se uma das aplicacoes apresentadas em sala de aula, a sintese de amonia. Pela modelagem matematica desta aplicacao, obtem-se um sistema de equacoes lineares, o qual e resolvido por meio de um dos aplicativos Matlab, Maple, Scilab e Excel. Um breve comparativo entre tais aplicativos e apresentado. Na solucao numerica de aplicacoes observa-se que ocorre um melhor aproveitamento por parte dos alunos, levando-os a uma postura ativa diante dos instrumentos apresentados e capacitando-os a interpretar os fenomenos fisicos envolvidos nos problemas propostos. Os resultados obtidos em sala de aula mostram que estudos de casos aplicados permitem que o ensino nao seja fragmentado.
Referência(s)