Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aderência dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais

2007; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 60; Issue: 6 Linguagem: Português

10.1590/s0034-71672007000600003

ISSN

1984-0446

Autores

David Lopes Neto, Elizabeth Teixeira, Eucléa Gomes Vale, Fátima Scarparo Cunha, Iara de Moraes Xavier, Josicléia Dumêt Fernandes, Kaneji Shiratori, Kenya Schimidt Reibnitz, Mara Regina Lemes De Sordi, Márcia Barbieri, Maria Inês Brandão Bocardi,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Esta investigação teve como objetivo identificar a aderência dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem (PPC/ENF) às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para esses cursos. Trata-se de um estudo descritivo, comparativo, entre os dados presentes nos PPC/ENF e os propostos nas DCN, tendo como base os relatórios dos processos avaliativos conduzidos pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa do Ministério da Educação e Cultura e disponibilizados para este estudo. A amostra foi constituída pelos relatórios para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento, realizados no período de 2002 a 2006, relativos a 110 cursos de graduação. Foram relacionados 60 aspectos do instrumento e destes foram selecionados 10. O estudo revelou que o índice de aderência dos cursos de enfermagem às DCN/ENF foi 72%, considerado baixo, o que aponta para a necessidade das escolas/cursos buscarem melhor vinculação entre a adoção das bases epistemológicas presentes nas DCN/ENF e as propostas nos PPC/ENF.

Referência(s)