Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Consciência sintática, consciência fonológica e aquisição de regras ortográficas

1997; Springer Science+Business Media; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79721997000200003

ISSN

1678-7153

Autores

Lúcia Lins Browne Rego, Lair Levi Buarque,

Tópico(s)

Writing and Handwriting Education

Resumo

Vários estudos têm demonstrado uma estreita conexão entre o desenvolvimento da consciência fonológica e o domínio de escritas alfabéticas. Sabemos, entretanto, que estes sistemas de escrita não são fiéis à sua base fonológica e que para dominar a ortografia é preciso conscientizar-se de outros níveis de estruturação da língua. Estudo recente, com crianças inglesas, sugerem que o desenvolvimento da consciência sintática facilita a aquisição de regras ortográficas que envolvem análises morfo-sintáticas. O presente estudo investigou estas relações em 46 crianças brasileiras de classe-média baixa. As crianças foram avaliadas quanto ao desenvolvimento da consciência metalingüística no início da primeira série e quanto à aquisição da ortografia no final da primeira e da segunda séries. Os resultados indicaram que a consciência sintática é um facilitador específico da aquisição de regras ortográficas que envolvem análises morfo-sintáticas, enquanto que a consciência fonológica contribui principalmente para a aquisição de regras de contexto grafo-fônico.

Referência(s)