Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Conhecimento científico, seu ensino e aprendizagem: atualidade do construtivismo

2007; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132007000300001

ISSN

1980-850X

Autores

Glória Regina Pessôa Campello Queiroz, Maria da Conceição Almeida Barbosa-Lima,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo parte de uma ilustração acerca da etimologia da palavra construtivismo - semear coletivamente para, em seguida, reunir sementes a serem disponibilizadas aos alunos durante os cursos formação de professores de Física. Entre elas estão argumentos a favor de uma versão sustentável para o Construtivismo, reconhecendo críticas, de origem epistemológica, psicológica ou mesmo pedagógica, a aspectos particulares de versões que têm circulado entre pesquisadores da área de pesquisa em educação em ciências nos últimos anos. Com o compromisso de não nos limitarmos às críticas e diante da complexidade dos sistemas educacionais nos quais o debate sobre o Construtivismo é travado, sua versão pedagógica proposta neste trabalho integra uma visão de realidade mais próxima à aceitável pela comunidade de pesquisadores e professores de Física e ao valioso trabalho de criação de conhecimento científico na escola, que a comunidade de pesquisadores em ensino de Física vem realizando há mais de duas décadas no Brasil.

Referência(s)