Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Alfabetização: o olhar das crianças sobre o aprendizado da linguagem escrita

2013; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 33; Issue: 89 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32622013000100008

ISSN

1678-7110

Autores

Angela Vidal Gonçalves,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com crianças do primeiro ano do ensino fundamental, em escola pública federal, no Rio de Janeiro, durante o ano de 2011, cujo objetivo geral é conhecer as concepções que crianças elaboram sobre o processo de alfabetização, antes e depois de serem alfabetizadas. Realizaram-se entrevistas com as crianças, os pais e a professora da turma. A análise dos discursos dos sujeitos participantes se baseou na Teoria da Enunciação de Bakhtin. Recorreu-se ainda ao pensamento de Vigotski para compreender os modos de pensar próprios da infância. Os resultados nos levam a afirmar que o aprendizado da leitura e da escrita altera os modos de pensar e dizer das crianças; os conhecimentos específicos sobre o sistema de escrita permitiram-lhes realizar novas operações metalinguísticas e metacognitivas. Esse processo evidenciou-se como parte dos processos gerais de aculturação escolar, com ênfase no aprendizado de condutas típicas dessa esfera social.

Referência(s)
Altmetric
PlumX