
Arquitetura da tensão em tempos de repressão uma interpretação do samba "Roendo as unhas", de Paulinho da Viola
2014; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros; Issue: 59 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-901x.v0i59p129-148
ISSN2316-901X
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoPaulinho da Viola se consagrou como um dos protagonistas do mundo do samba na década de 1970. Em tempos de "chumbo", a canção "Roendo as unhas", lançada no ano de 1973, parece introjetar uma "semântica da repressão" em sua forma musical. A partir da análise desse samba verifica-se que dois recursos - o intervalo musical do trítono e um princípio de circularidade - atravessam todos os componentes musicais (melodia, harmonia, arranjo e base rítmica), conferindo à letra uma potência de tensão onipresente na organização estrutural da canção. O artigo pretende compreender o processo pelo qual o artista alcançou uma compatibilidade entre estruturas musicais e letra, resultando numa obra que condensa, em seu material estético, uma experiência que se refere ao andamento histórico do período2 .
Referência(s)