Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A comunicação do diagnóstico "sombrio" na relação médico-paciente entre estudantes de Medicina: uma experiência de dramatização na educação médica

2010; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 34; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0100-55022010000100007

ISSN

1981-5271

Autores

Natália Braga Hortêncio Jucá, Annatália Meneses de Amorim Gomes, Lucas Silvestre Mendes, Diego Morais Gomes, Bruna Vitória Lima Martins, Carlos Maximiliano Gaspar Carvalho Silva, Carolina Arcanjo Lino, Kathiane Lustosa Augusto, Andréa Caprara,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

O objetivo do trabalho foi apresentar a dramatização como prática para a humanização da relação médico- paciente entre estudantes do terceiro semestre do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Por meio de metodologia qualitativa, aplicaram-se perguntas referentes aos sentimentos vivenciados enquanto na posição de médicos e de pacientes, e à vivência com a técnica, após a mesma ser apresentada em sala de aula (n=24).Os dados permitiram identificar que os temas abordados se referiam a doenças graves e perdas. Em relação aos sentimentos, no papel tanto de paciente quanto de médico, demonstraram angústia, impotência, apreensão,medo e ansiedade. Expressaram dificuldades frente ao diagnóstico e à transmissão de má notícia, ao mesmo tempo em que valorizaram a construção do vínculo médico-paciente. Frente à experiência, destacaram a técnica como geradora de auto conhecimento e vivência da futura profissão. Estudos prospectivos devem ser realizados para avaliar o impacto dessa estratégia na humanização da relação médico- paciente e educação médica, explorando o máximo de potencialidade frente às suas limitações.

Referência(s)