Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Sistema Nacional de Educação Básica: nó da avaliação?

2002; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 23; Issue: 80 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302002008000013

ISSN

1678-4626

Autores

Carlos Augusto Abicalil,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Partindo da consideração dos fundamentos e dos objetivos do Estado democrático de direito preconizado pela Constituição da República Federativa do Brasil, são abordados a perspectiva do direito à educação e os vínculos com os princípios e as finalidades da educação nacional. Ao destacar a marca histórica da descentralização da oferta da educação básica, expõe-se o paradoxo da concentração do poder formulador na esfera da União. A hipertrofia do INEP ¾ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e de seus instrumentos de avaliação, assim como os resultados do SAEB ¾ Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, com base na pesquisa "Retrato da Escola II", são sinteticamente analisados como Sistema nacional de educação básica ¾ nó da avaliação?

Referência(s)