Sistema Nacional de Educação Básica: nó da avaliação?
2002; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 23; Issue: 80 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302002008000013
ISSN1678-4626
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoPartindo da consideração dos fundamentos e dos objetivos do Estado democrático de direito preconizado pela Constituição da República Federativa do Brasil, são abordados a perspectiva do direito à educação e os vínculos com os princípios e as finalidades da educação nacional. Ao destacar a marca histórica da descentralização da oferta da educação básica, expõe-se o paradoxo da concentração do poder formulador na esfera da União. A hipertrofia do INEP ¾ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e de seus instrumentos de avaliação, assim como os resultados do SAEB ¾ Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, com base na pesquisa "Retrato da Escola II", são sinteticamente analisados como Sistema nacional de educação básica ¾ nó da avaliação?
Referência(s)