Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O processo de criação das telenovelas

2009; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 49; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0034-75902009000100006

ISSN

2178-938X

Autores

Lúcia Maria Bittencourt Oguri, Marie Agnes Chauvel, Maribel Carvalho Suarez,

Tópico(s)

Cultural Industries and Urban Development

Resumo

Gestores das indústrias criativas têm de lidar com a imprevisibilidade e a incerteza em relação à demanda. Essa característica não impede que empresas desse setor procurem se engajar na busca de um conhecimento sobre seus consumidores e, a partir dele, articular o desenvolvimento de novos produtos. O presente trabalho procura investigar como a Rede Globo utiliza as informações que provêm dos telespectadores na elaboração das suas telenovelas. Trata-se de um estudo de caso, que lança seu foco sobre os tipos de informação e os meios pelos quais a empresa obtém feedback de seus consumidores; e sobre a estrutura e dinâmica organizacional que permite o uso dessas informações no desenvolvimento de suas novelas. Os resultados apontam para uma aderência ao modelo improvisacional proposto por Kamoche e Cunha (2001), onde uma estrutura mínima permite coesão e favorece a flexibilidade para incluir modificações a partir da reação da audiência.

Referência(s)