
Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes
2014; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 35; Issue: 129 Linguagem: Português
10.1590/es0101-73302014143847
ISSN1678-4626
AutoresAna Karina Brenner, Paulo César Rodrigues Carrano,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoO artigo discute desafios enfrentados pelas políticas de educação para que a escola de ensino médio seja significativa para os jovens. As matrículas cresceram trazendo um público popular para escolas ancoradas em representações elitistas. A crise de sentido da escola é, em grande medida, resultante das distâncias entre representações adultas e reais caraterísticas organizadoras dos modos de ser e de se viver o tempo da juventude. A partir da análise de três filmes produzidos por alunos do ensino médio discute-se a questão da singularização, das formas de aprender e o lugar da escola como suporte existencial para os jovens. A escola necessita estruturar-se sob princípios de dialogia entre sujeitos de múltiplas experiências e saberes em constante interação.
Referência(s)