
O negócio do desejo
2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Issue: 31 Linguagem: Português
10.1590/s0104-83332008000200022
ISSN1809-4449
Autores Tópico(s)LGBTQ Health, Identity, and Policy
Resumo“Quando vou transar com um cliente” – diz um garoto de programa entrevistado por Nestor Perlongher em O negocio do miche – “eu nao sou eu; eu sou a fantasia do cliente”. O desejo fora da ordem se ve emaranhado, de saida, nas demandas da troca material e do imaginario que o provoca e regula. Praticas apaixonadamente transgressivas vem de braco dado com os imperativos categoricos do comercio e da identidade. Arrebatamento e regra, acaso e calculo, prazer e prescricao sao reunidos de forma tensa e indissoluvel, nao como pares de opostos bem comportados em suas casinhas, mas como vivencias alternadas, simultâneas, embrulhadas umas nas outras. Na enunciacao do rapaz se condensa o complexo de questoes que a prostituicao homossexual masculina abarca e projeta para alem dela propria, e que formam a materia desse notavel trabalho, reeditado em boa hora. Trata-se de uma etnografia substancial e de um ensaio brilhante de interpretacao teorica, que nao apenas se destaca no importante acervo de estudos socioantropologicos de sexualidade feitos no Brasil, em sua epoca, como se mostra altamente proveitoso e relevante a luz dos debates atuais.
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