Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Trabalho docente na escola fundamental: questões candentes

2012; Fundação Carlos Chagas; Volume: 42; Issue: 146 Linguagem: Português

10.1590/s0100-15742012000200014

ISSN

1980-5314

Autores

Vítor Henrique Paro,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Derivado de investigação mais ampla sobre a estrutura da escola fundamental, este trabalho apresenta e discute resultados de pesquisa de cunho qualitativo, realizada em escola pública de ensino fundamental, analisando questões relacionadas ao trabalho docente, com destaque para a assistência pedagógica, para as condições objetivas de trabalho na escola e para a gestão do tempo na prática docente cotidiana. O artigo se ampara num conceito de educação como prática democrática, construtora de personalidades humano-históricas, para sugerir a necessidade de transformação na estrutura da escola atual, e traz conclusões a respeito da necessidade de se considerar o caráter peculiar e único do trabalho docente, no encaminhamento de soluções e iniciativas visando à efetiva realização de um ensino de qualidade.

Referência(s)