Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Um instrumento de macropolítica de informação. Concepção de um sistema de inteligência de negócios para gestão de investimentos de engenharia

1999; SciELO; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0100-19651999000200011

ISSN

1518-8353

Autores

Ana Valéria Medeiros Wanderley,

Tópico(s)

Competitive and Knowledge Intelligence

Resumo

Em uma economia cada vez mais globalizada, a obtenção de informação sobre o mercado no qual uma empresa atua e sobre as estratégias mercadológicas de seus concorrentes é condição fundamental para a obtenção de vantagem competitiva. Inteligência de negócios é uma disciplina que surge a partir desta necessidade permitindo a monitoração permanente do ambiente de atuação da empresa, mediante coleta, análise e validação de informações sobre concorrentes, clientes, parceiros, fornecedores e demais atores, visando à diminuição de riscos na tomada de decisão, a partir do desenvolvimento de uma base de conhecimento sobre o negócio. Este trabalho apresenta uma concepção para um sistema de inteligência de negócios para a atividade de gestão de investimentos de engenharia na indústria de petróleo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX