Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O lazer infanto-juvenil nos espaços públicos de Barcelona

2014; Sociedad Iberoamericana de Pedagogía Social; Issue: 25 Linguagem: Português

10.7179/http

ISSN

1989-9742

Autores

Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, Lúcia Maria Gonçalves Siebra,

Tópico(s)

Youth Culture and Social Dynamics

Resumo

Sabe-se que e de grande importância ter espacos que promovam o resgate da cultura ludica em grandes cidades da atualidade. As transformacoes das urbes ocorreram em consequencia do desenvolvimento industrial, da urbanizacao e dos meios de comunicacao, sendo responsaveis pela diminuicao da transmissao da cultura ludica entre criancas, adolescentes e adultos. O proposito deste estudo foi de investigar as formas e modelos utilizados para projetar os espacos publicos em Barcelona, destinados ou nao ao lazer na cidade, em especial as pracas publicas do bairro Vall d’Hebron . A investigacao tentou compreender como estes espacos sao organizados e, o mais importante, como as criancas e os pre-adolescentes percebem, utilizam e se apropriam dessas pracas publicas como espacos para o lazer e o brincar. O artigo apresenta a analise de tres espacos publicos, enquadrados na tipologia de pracas publicas e que possuem diferentes caracteristicas. Dentre as pracas escolhidas para a investigacao, duas se caracterizam como espacos planejados para o lazer e para o brincar (Praca 1: Jardines de Can Braso e Praca 2: Josep Pallach ) e a terceira, ainda que nao projetada para estes fins, conta com consideravel fluxo de usuarios e atividades infanto-juvenis espontâneas (Praca 3: Joan Cornudella ). O estudo de carater qualitativo utilizou-se de observacoes nao participantes e aplicacao de questionarios estruturados sobre a preferencia de pracas publicas e sobre o brincar, com sujeitos de8 a 12 anos. Nas pracas estudadas a populacao infanto-juvenil valoriza: os espacos mais amplos para brincar; os companheiros para brincar; situacoes ludicas que potencializem suas competencias motrizes; a duracao do ato ludico; espacos ou areas para brincar com seguranca e autonomia; o brincar como seus familiares (pai, mae, avos, etc.) e outros adultos; as acoes ludicas espontâneas; a inclusao, diversidade e o pluralismo das diferentes manifestacoes ludicas.

Referência(s)