Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cartografia das infâncias em região de fronteira em Belo Horizonte

2014; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 35; Issue: 128 Linguagem: Português

10.1590/es0101-73302014128647

ISSN

1678-4626

Autores

Samy Lansky, Maria Cristina Soares de Gouvêa, Ana Maria R. Gomes,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

As crianças, como sujeitos sociais, lidam com o espaço conferindo-lhe significados próprios, a partir de diferentes dimensões de sua identidade, entre elas a geracional. Se os espaços urbanos são via de regra construídos pelos adultos, nos processos de circulação são produzidas formas singulares de relacionar-se com a cidade pelos sujeitos infantis. Neste sentido, busca-se investigar como crianças vizinhas em uma mesma região urbana utilizam os espaços localizados na fronteira entre bairros de classe média e uma favela. Foi desenvolvida uma proposta de cartografia etnográfica dos "espaços com crianças", buscando apreender os usos (im)previstos e as brechas que encontram para se apropriar da cidade, apesar das demarcações impostas pelo mundo adulto.

Referência(s)