
Questão ético-moral na formação dos enfermeiros e médicos: efeitos de sentidos nos discursos docentes
2009; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 18; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0104-07072009000400013
ISSN1980-265X
AutoresRita Catalina Aquino Caregnato, Rosa Maria Filipozzi Martini, Regina Maria Varini Mutti,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEsta pesquisa teve como objetivo compreender os efeitos de sentidos produzidos no discurso dos sujeitos docentes de enfermagem e medicina sobre a questão ético-moral na formação dos discentes. Pesquisa qualitativa fundamentada pela teoria da Análise de Discurso, da linha francesa de Pêcheux, em interlocução com a teoria de Habermas. A análise discursiva resultou de 16 entrevistas realizadas com docentes de duas universidades, pública e privada. Ao relacionar na análise o funcionamento das marcas intradiscursivas em relação ao interdiscurso evidenciaram-se os efeitos de sentidos: o esvaziamento ético-moral social como transcendente à universidade; o resgate da ética humanística na formação dos discentes da saúde; o docente como referência para a formação ético-moral dos discentes; as determinações do sistema como justificação moral; e a ética dialógica para o enfrentamento dos dilemas morais. Evidenciou-se que a memória discursiva do objeto ética no ensino na área da saúde está em processo de consolidação.
Referência(s)