
A INFLUÊNCIA DO MATERIAL ANTEPOSTO E DA COERÊNCIA LEXICOGRÁFICA NA APRENDIZAGEM DE LATIM
2012; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14295/cad.cult.cienc.v11i2.517
ISSN1980-5861
AutoresRita Moreira de Sousa, Francisco Edmar Cialdine Arruda,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoQuando interrelaciona-se Lingua Materna (LM) e Lingua Estrangeira (LE) ao trabalho lexicografico eleva-se a producao de dicionarios e o ensino de linguas a um patamar significativo. Parte-se, na verdade, de uma necessidade de aprimorar o ensino de linguas, especificamente o ensino de Latim, propondo um modelo de vocabulario disposto no projeto de pesquisa Lexicografia Pedagogica e Ensino de Latim (PIBIC-URCA). O desenvolvimento de tal proposta tem como sujeitos os alunos que estao cursando ou que cursaram a disciplina de Latim do curso de Letras Universidade Regional do Cariri (URCA). Como consequencia da ultima testagem realizada em 2012.1, no II e III semestres (manha e noite), observou-se tanto a relevância do material anteposto, isto e, das instrucoes de uso, quanto da coerencia numa obra lexicografica. No material anteposto estao as chaves das caracteristicas mais importantes dos dicionarios, apresentam-se os tracos diferenciadores em relacao as outras obras e observacoes ou normas de uso (PONTES, 2009). Sabendo que o modelo citado e direcionado para iniciantes, torna-se mais importante a aplicacao de criterios coerentes tanto nas definicoes de cada verbete quanto em todo o corpus . Pontes coloca, ainda: “um principio importante na hora de elaborar uma obra lexicografica e a coerencia” (2009, p.201). Pois, sabendo que “um dicionario e um texto” (KRIEGERR apud XATARA et al ., 2011, p.106) , e preciso haver uma interligacao entre as partes da estrutura. Retomando a discussao sobre as paginas iniciais, Pontes completa: “os metalexicografos sao unânimes em defender a importância da parte introdutoria do dicionario, para instruir o leitor na compreensao da obra e promover o acesso a todas as informacoes, de forma rapida e eficaz”(PONTES, 2009, p.69). Este trabalho, ainda em andamento, faz parte das pesquisas desenvolvidas no GR.E.C-LiA (Grupo de Pesquisa em Estudos Classicos e Nucleo de Pesquisas em Linguistica Aplicada) sob a orientacao do Prof. Ms. Francisco Edmar Cialdine Arruda.
Referência(s)