
Estruturas comunicativas na textualidade teatral além do drama rigoroso – a crise do drama em dois textos teatrais brasileiros do fim dos anos 80
2011; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.2238-3867.v11i1p93-114
ISSN2238-3867
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoPartindo do pressuposto de que todo texto teatral é marcado por um sistema comunicativo duplo, esse artigo define como textualidade especificamente teatral aquela que joga conscientemente com os dois eixos da comunicação teatral, o eixo intracênico e o eixo palco-platéia. Aponta que a dramaturgia contemporânea radicaliza o eixo palco-platéia e fortalece a importância desse eixo enquanto exposição de estruturas performativas do texto. Desse modo chega-se a uma compreensão do texto não-mais-dramático que não se limita à transgressão das unidades dramáticas de tempo, lugar e ação. A seguir, o artigo analisa textos de dois autores brasileiros, Mauro Rasi e Alcides Nogueira, na perspectiva da manipulação dos eixos comunicativos, para posicioná-los criticamente na dinâmica da crise do drama no Brasil.
Referência(s)