
O processo de canonização do filme 1984 no campo publicitário
2014; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4013/fem.2015.171.02
ISSN1984-8226
AutoresTatiana Aneas, Maria Carmem Jacob de Souza,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoEste trabalho traca a dinâmica do processo de consagracao de 1984, filme publicitario que lancou o Macintosh da Apple. Com base na sociologia de Pierre Bourdieu, foi analisado o estado do campo publicitario e do espaco das obras dados naquele momento a fim de averiguar as condicoes do espaco social que tornaram seu surgimento possivel. Atraves do levantamento e da analise de dados contextuais e de depoimentos, conclui-se que o lugar ocupado pelo filme e homologo a posicoes que podem ser consideradas a vanguarda do campo publicitario, e que esse lugar de vanguarda esta baseado sobretudo em uma associacao entre o valor da inovacao e a efetividade comercial. Palavras-chave: publicidade, campo publicitario, filme publicitario, 1984.
Referência(s)