Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As dimensões sociais dos gêneros musicais: porque os sistemas de classificação comercial e não comercial variam

2013; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0103-37862013000200001

ISSN

2318-0889

Autores

Rose Marie Santini,

Tópico(s)

Social and Cultural Dynamics

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a construção colaborativa de sistemas de classificação no campo da música popular e discutir de que forma podem diferir daqueles enunciados e orientados pela indústria da música até então. Portanto, comparou-se a classificação colaborativa da música popular que emerge na Internet com aquela utilizada pela Indústria Fonográfica, a partir de dados coletados em dois websites: Last.fm e AllMusic. A partir dessa comparação, verificou-se as diferenças existentes entre os critérios de classificação utilizados pelos usuários e os princípios comerciais de classificação encontrados nos catálogos das gravadoras e editores musicais. Os resultados encontrados apontam para uma discrepância entre os critérios utilizados pela Indústria para classificar artistas pertencentes a um mesmo gênero musical e/ou segmento de mercado e aqueles associados pelos usuários e realmente percebidos, apreciados e consumidos por um mesmo público.

Referência(s)