
Criatividade e inteligência em crianças: habilidades relacionadas?
2012; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0102-37722012000200003
ISSN1806-9770
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoDiante dos questionamentos que persistem acerca da relação entre criatividade e inteligência, a pesquisa teve por objetivo investigar esses construtos junto a crianças, 90 estudantes do Ensino Fundamental (44 do sexo feminino e 46 do sexo masculino), com idades entre sete e 12 anos, que responderam a um teste não verbal de desenvolvimento cognitivo (Desenho da Figura Humana) e a um teste de criatividade (Teste de Criatividade Figural Infantil). Os resultados demonstraram que o desempenho no teste cognitivo relacionou-se significativamente com o desempenho no teste de criatividade (r=0,47; p<0,01), de forma que, no presente estudo, criatividade e inteligência encontram-se relacionadas. Conforme esperado, ambos os construtos mostraram-se sensíveis à influência da idade, sendo que a variável gênero não se mostrou significativa.
Referência(s)