
A produção de contra-argumentos na escrita infantil
2000; Springer Science+Business Media; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79722000000300004
ISSN1678-7153
AutoresSelma Leitão, Eliana Guimarães Almeida,
Tópico(s)Discourse Analysis in Language Studies
ResumoPesquisas sobre a produção de textos argumentativos mostram que antecipar contra-argumentos e reagir a estes é uma das principais dificuldades na escrita deste tipo de texto. Este estudo investigou a habilidade de 157 crianças (segunda, quarta e sétima séries) gerarem contra-argumentos nos textos que produziam. Observou-se que, embora contra-argumentos apareçam ocasionalmente nos escritos da segunda série, só a partir da quarta essa presença se torna sistemática. Progressos relacionados à idade e escolaridade foram também registrados quanto ao número de contra-argumentos examinados num mesmo texto. A estrutura global dos textos produzidos (narrativo vs. opinativo) e o tema discutido não parecem ter afetado a produção de contra-argumentos pelas crianças, embora efeitos destes fatores tenham sido notados sobre o número de idéias usadas pelas mesmas para justificarem suas própria posições. Na discussão destes resultados examina-se o papel de fatores pragmáticos no desenvolvimento de contra-argumentos em textos escritos.
Referência(s)