
O discurso da ironia e o consumo do grotesco na publicidade
2011; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-9125.v16i1p97-106
ISSN2316-9125
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoOs publicitários se valem de diversos recursos retóricos para divulgar produtos e serviços, assim como causas sociais e plataformas políticas. Quando produzem material para divulgar no campo os seus trabalhos, ou seja, quando o target são os seus próprios pares, a ironia se destaca, por vezes na forma do grotesco, como figura retórica central. Fato que denota não só uma escolha, mas revela ser parte do habitus profissional (Bourdieu). Neste artigo, discutiremos a retórica que sustenta a publicidade feita unicamente para o consumo dos publicitários, analisando a cena enunciativa (Maingueneau) de duas campanhas veiculadas em épocas distintas: uma, de 2005, do Clube de Criação de São Paulo e, outra, de 2010, da produtora de comerciais Corporação Fantástica.
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