
O ensino de matemática hermético: um olhar crítico a partir dos registros de representação semiótica.
2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5212/praxeduc.v.7i2.0004
ISSN1809-4309
AutoresMéricles Thadeu Moretti, A. Thiel,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoResumo: Neste trabalho discutimos, " luz da teoria dos registros de representação semiótica de Raymond Duval, o signifi cado do ensino de matemática hermético, fechado sobre si mesmo, em relação ao modo como os registros semióticos são utilizados.Constata-se que este ensino, criticado por pesquisadores da Educação Matemática, se baseia em registros que provêm, geralmente, de um único sistema semiótico e, mesmo quando trata de mais de um sistema, não considera as possibilidades de articulação semiótica que pressupõe o reconhecimento simultâneo dos elementos semióticos que podem estar relacionados em cada sistema considerado.Veremos, ainda, como esta situação pode ser superada com um ensino que priorize, de fato, a articulação entre
Referência(s)