Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Conselho tutelar e escola: a potência da lógica penal no fazer cotidiano

2012; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 24; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/s0102-71822012000400008

ISSN

1807-0310

Autores

Estela Scheinvar,

Tópico(s)

Criminal Justice and Corrections Analysis

Resumo

Ao longo do século XX as referências legais tornaram-se a grande esperança de ver o mundo mudar, transformando as relações formais e cotidianas em tribunais de execução legal. As análises de Michel Foucault sobre as estratégias biopolíticas contribuem para entender a judicialização da vida no contexto do liberalismo, tendo a lei como mecanismo de regulação das relações sociais e afirmando a lógica penal, própria ao Estado de Direito. No Brasil, com o processo de democratização pós-ditadura militar de 1964, criam-se os conselhos tutelares para desjudicializar as práticas de garantia de direitos, convertendo-se a escola um dos seus campos privilegiados de intervenção. Entretanto, assistimos à intensificação da lógica penal instrumentalizada pela vigilância e pelo julgamento sistemático e coletivo, bem como pela demanda por punição. Todos nos tornamos juízes, acreditamos na pena. Colocar em análise a potência da lógica penal é uma forma de problematizar a judicialização no fazer cotidiano.

Referência(s)