Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Trajetória intelectual de pesquisadores da educação: a fecundidade do estudo dos memoriais acadêmicos

2014; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 19; Issue: 58 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782014000800013

ISSN

1809-449X

Autores

Teresa Cristina Rego,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma recente pesquisa realizada sobre o tema da constituição identitária, a educação, a memória e suas relações com as narrativas autobiográficas. Foram analisados doze memoriais apresentados em concursos para os mais altos cargos ou titulação da carreira universitária (livre-docência e titular), produzidos por professores ligados diretamente ou indiretamente aos estudos educacionais. Os memoriais examinados foram elaborados ao longo das últimas décadas por pesquisadores de duas diferentes gerações, selecionados com base nos seguintes critérios: expressão do pesquisador, diversidade em termos de formação, vinculação institucional e área de atuação. Buscou-se apreender elementos constitutivos próprios de uma identidade narrativa, bem como vozes sociais e polifônicas que perpassam esses relatos.

Referência(s)