Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Construção de um sistema educacional inclusivo: um desafio político-pedagógico

2007; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 15; Issue: 57 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362007000400004

ISSN

1809-4465

Autores

Anna Augusta Sampaio de Oliveira, Lúcia Pereira Leite,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Na realidade brasileira a proposta da construção de um sistema educacional inclusivo encontra-se amparada legalmente e em princípios teóricos fundamentados em ideais democráticos de igualdade, eqüidade e diversidade. No entanto, muitas vezes, as práticas inclusivas se distanciam sobremaneira das proposições teóricas e legais. Assim, neste artigo, temos como objetivo discutir aspectos relacionados ao delineamento de políticas públicas de inclusão educacional, considerando as ações político-administrativas e as de caráter pedagógico. Colocamos em debate as dificuldades de apreensão do caráter inter-setorial do processo, do conceito de educação inclusiva, como também as dificuldades de materialização de práticas não excludentes, da transformação do contexto educacional, tanto no que se refere às concepções quanto às ações na busca de implantação e implementação de um sistema inclusivo.

Referência(s)