Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Popularização do autoexame da boca: um exemplo de educação não formal - Parte II

2011; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA; Volume: 16; Issue: suppl 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-81232011000700095

ISSN

1678-4561

Autores

Fernanda Campos Sousa de Almeida, Dorival Pedroso da Silva, Maria Alice Amoroso, Reinaldo de Brito e Dias, Oswaldo Crivello, Maria Ercília de Araújo,

Tópico(s)

HIV/AIDS oral health manifestations

Resumo

Um dos maiores desafios das universidades, em especial das públicas, é transpor o conhecimento científico produzido entre seus muros para a população em geral. A educação não formal é uma ferramenta importante e ainda pouco utilizada pelos pesquisadores e docentes para aproximar o cotidiano do conhecimento científico. O câncer de boca atinge mais 11.000 brasileiros por ano. A despeito da alta incidência, esta patologia é ainda pouco conhecida da população em geral e de parte da classe médica e odontológica. Baseando-se nos dados epidemiológicos, em pesquisas e artigos científicos, o câncer de boca foi o tema eleito para a ação em educação e comunicação da primeira campanha nacional, de caráter não governamental, de prevenção de câncer de boca, um ótimo exemplo de como isso pode ser feito. Este trabalho se propõe a descrever a metodologia de comunicação utilizada e os resultados obtidos nesta experiência.

Referência(s)