
RUMORES DE UMA DÉCADA PERDIDA – A ASCÊNDENCIA DO ENSAIO NO FOLHETIM (1982-1989)
2001; University Library System, University of Pittsburgh; Volume: 67; Issue: 197 Linguagem: Português
10.5195/reviberoamer.2001.5849
ISSN2154-4794
AutoresMarco Antonio Maschio C. Chaga,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoO Folhetim (suplemento literario e cultural publicado pelo jornal Folha de Sao Paulo) se inscreve no imaginario cultural do Brasil carregando a fama de ter sido o mais importante suplemento literario e cultural da decada de oitenta. Diante desta constatacao unânime em torno do que o Folhetim representou para o panorama das letras nacionais, gostaria de, inicialmente, indicar tres momentos distintos que modificam a compreensao do conceito de cultura no suplemento ao longo de sua existencia. A nocao populista da primeira fase (1977-1978): a cultura pode, neste caso, ser entendida em seu sentido antropologico –tudo e cultura, o humor, a charge politica, o entretenimento, a divulgacao dos shows televisivos e das entrevistas com seus astros e estrelas, os depoimentos de politicos com projecao nacional, o debate literario e a constante presenca dos idolos da Musica Popular Brasileira sao alguns exemplos. Durante a segunda fase (1979-1982), a cultura se apresenta como o resultado final de uma adicao que leva em conta a politica, a re-construcao da cidadania, a participacao da “Sociedade Civil” organizada, a re-democratizacao do pais, a reflexao nacional sobre a identidade, o multiculturalismo e o direito a alteridade (cultural, racial e sexual: das mulheres, dos homossexuais, dos negros, dos indios, das criancas, dos “loucos”). Neste caso, a cultura pertence ao dominio popular e todos tem assegurado seus direitos de representacao. A nocao erudita da terceira fase (1982-1989), sobre a qual detenho-me neste texto, apresenta a cultura como refinamento, bom gosto; apresenta um conceito de cultura que defende a separacao classica entre a alta cultura e a cultura de massa. Nestes termos, os dominios da cultura eram expressos e defendidos atraves do eximio uso do arsenal teorico
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