Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Formação de conceitos por crianças com paralisia cerebral: um estudo exploratório sobre a influência de atividades lúdicas

2011; Springer Science+Business Media; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722011000100006

ISSN

1678-7153

Autores

Ana Paula Martins Cazeiro, José Fernando Bitencourt Lomônaco,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar a influência de atividades lúdicas no processo de formação de conceitos espontâneos por crianças com seqüelas de paralisia cerebral. Participaram da pesquisa sete crianças, que foram submetidas a um pré-teste de conceitos espontâneos, sessões individuais de atividades lúdicas que envolviam alguns dos conceitos avaliados e reaplicação do teste inicial a fim de avaliar o grau de desenvolvimento dos conceitos. Todas as crianças participantes desenvolveram ao menos um dos conceitos mais vivenciados nas sessões de atividades lúdicas, além de terem desenvolvido outros conceitos espontâneos não avaliados por meio dos testes.

Referência(s)