
Redes Sociais: um jornal on-line como fonte de informação especializada em turismo
2014; Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.7784/rbtur.v8i3.800
ISSN1982-6125
AutoresAntônio Claret Guerra, Marlusa Gosling, Mariana de Freitas Coelho,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoEste artigo busca fornecer subsídios para uma avaliação objetiva da importância das redes sociais baseadas na internet, como fonte de informação em turismo. O foco são pesquisas qualitativas feitas pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), auditorias do Instituto Verificador de Circulação (IVC), entrevistas com jornalistas e especialista em mídia digital, e consultas realizadas no portal O Tempo. O método escolhido foi uma abordagem qualitativa e exploratória, através de estudo de caso. A coleta de dados envolveu um levantamento de dados documentais e entrevistas direcionadas. Em termos de resultados, constatou-se que o uso das redes sociais foi feito por públicos estimados de 8,8 milhões a 10,7 milhões de pessoas, apenas na empresa jornalística pesquisada, no ano de 2011. Identificou-se, ainda, que a ampliação exponencial de possibilidades de contatos diretos com públicos diversos, nos ambientes das redes sociais, induz à aproximação e fidelização do leitor e o jornalista e, ao mesmo tempo, facilita o acesso à informação, o que possibilita o desenvolvimento de veículos de comunicação específicos para esses novos meios.
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