Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cinema e educação: da criança que nos convoca à imagem que nos afronta

2008; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 13; Issue: 38 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782008000200011

ISSN

1809-449X

Autores

Fabiana de Amorim Marcello,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Neste artigo, desenvolvo o conceito de criança a partir de uma perspectiva que privilegia analisar, em imagens fílmicas, não uma vontade de verdade sobre a criança, mas uma vontade de potência afirmativa da criança. Num primeiro momento, apresento a distinção entre vontade de verdade (de saber) sobre a criança e vontade de potência afirmativa da criança. Em seguida, baseada em autores como Foucault, Badiou e Xavier, trago algumas discussões de cunho metodológico sobre o conceito de imagem, relacionando-as com o meio cinematográfico. Apóio-me em leituras que abordam tal conceito como integralmente afastado de noções de representação e de perspectivas que procedem como se a imagem pudesse dar conta, apreender em si um "real" que lhe é exterior. Por fim, discuto brevemente alguns filmes e a forma como eles nos lançam ao universo da criança-potência e à dispersão da imagem: ao universo da criação, do novo e do imprevisível.

Referência(s)