Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE DA CRIANÇA: O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL

2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 19; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/1413-73722163602

ISSN

1807-0329

Autores

Michelle de Freitas Bissoli,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este trabalho, de cunho teórico-bibliográfico, tem por objetivo trazer à discussão a relação que se estabelece entre a prática pedagógica desenvolvida na Educação Infantil e a formação da personalidade da criança. Tem por fundamentos os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e busca responder, fundamentalmente, às seguintes questões: O que é a personalidade?; Quais são as forças motrizes do seu processo de desenvolvimento nos primeiros anos de vida da criança?; Quais as especificidades do trabalho dos professores da Educação Infantil e como a atividade pedagógica pode contribuir para o desenvolvimento da personalidade infantil? Para tanto, pretendemos refletir sobre alguns princípios essenciais de um trabalho docente capaz de impulsionar o processo formativo integral da criança na Educação Infantil. Consideramos que, com a consolidação de práticas pedagógicas que medeiem as relações entre as crianças e a cultura, é possível organizar atividades que focalizem as diferentes dimensões do desenvolvimento humano e a personalidade.

Referência(s)