Ensino de relacionamento terapêutico em enfermagem psiquiátrica dificuldades e perspectivas
1986; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 39; Issue: 2-3 Linguagem: Português
10.1590/s0034-71671986000300017
ISSN1984-0446
AutoresMaria de Nazaré de Oliveira Fraga, Raimunda Nobre Damasceno, Maria de Lourdes Gomes Calixto,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoAs autoras relatam o modelo de ensino de relacionamento terapêutico adotado na disciplina Enfermagem Psiquiátrica. O estudo tem como objetivo principal divulgar a tentativa de adaptar os princípios de relacionamento terapêutico às questões específicas da realidade da assistência da enfermagem a pacientes psiquiátricos hospitalizados e às dificuldades inerentes ao aluno iniciante nesta área. Além da revisão de literatura, o estudo traz o relato de um caso, assim como discorre sobre as dificuldades percebidas na vivência de seis anos de ensino; contém uma análise dos resultados e das limitações do modelo e propõe medidas para tornar a intervenção de enfermagem mais efetiva para o paciente considerando o contexto sócio-econômico, político e familiar de sua internação.
Referência(s)